Importância do inglês: Crescimento pessoal e profissional
A importância do inglês nos dias de hoje tem se mostrado cada vez mais presente na vida daqueles que procuram uma melhoria em suas vidas.
Sua relevância vai desde um notável desenvolvimento pessoal, quanto à um significativo crescimento profissional.
Não levar em consideração que, atualmente, aprender inglês é tão importante quanto saber ler e escrever, é um erro que muitos cometem.
Por sua vez, veremos mais à frente a importância do inglês e tudo que ele pode nos proporcionar em termos de oportunidades.
Qual a importância do inglês na globalização?
Desde filmes, seriados, músicas que escutamos no rádio a caminho do trabalho e expressões inglesas inseridas no nosso cotidiano fica cada vez mais evidente a importância do inglês em um mundo globalizado.
O Centro Cultural Brasil Estados Unidos Campinas em uma de suas postagens elenca vários tópicos interessantes sobre o assunto.
Como a facilidade nas leituras acadêmicas, onde o domínio do idioma se torna fundamental na vida estudantil do graduando, já que o mesmo teria acesso a documentos e estudos ainda não traduzidos e inexplorados.
Outro ponto abordado é o upgrade no currículo, uma vez que o inglês é o idioma mais falado no mundo, muitas empresas exigem que seus funcionários dominem o inglês.
Sem falar, obviamente, da independência de serviços de tradução, não precisando depender de aplicativos ou guias para realizar suas atividades e programas desejados, mostrando a importância do inglês no dia a dia.
Mas ainda com tudo isso, muitos acabam deixando de lado o aprendizado de uma nova língua por questões de medos e inseguranças.
Medos e inseguranças: O que impede as pessoas de aprenderem outra língua?
Segunda abordagem da Revista Exame, o medo não é um sinal de fraqueza, mas uma reação involuntária natural.
O nosso cérebro é ativado de forma involuntária ao sofremos estímulos de estresse, o que libera substâncias que fazem o coração disparar, deixam a respiração mais ofegante, provocando suor e contraindo os músculos. Reação essa que está ligada ao instinto de sobrevivência.
Alguns desses medos, que impedem as pessoas de aprenderem o inglês estão:
- Medo de errar
- Dificuldade de compreensão
- Insegurança na comunicação
- Barreiras da pronúncia
- Desmotivação
Medo de errar
Muitas pessoas têm o receio de cometer erros ao falar ou escrever algo em inglês, ainda mais em situações públicas ou formais, onde a importância do inglês pode ser indispensável.
Dificuldade de compreensão
Existe também o temos de não entender os nativos de língua inglesa, bem como as informações contidas em placas, avisos ou informações em locais públicos.
Insegurança na comunicação
Além de não compreender os nativos, não ser compreendido também se faz presente para algumas pessoas, sendo ao falar ou escrever em inglês.
Barreiras da pronúncia
Até mesmo para aqueles sabem um pouco de inglês, existe o medo de não conseguir pronunciar de forma correta certas palavras ou sons característicos da língua inglesa.
Desmotivação
A preocupação da pessoa em ser capaz de estar motivado e ter disciplina ao longo do aprendizado também existe, principalmente diante de desafios e obstáculos.
Mas esses medos e inseguranças em muitos casos acabam sendo superados, abrindo espaço para pessoas que vão em frente a fim de alcançar seus objetivos e realizar seus desejos, a fim de terem uma melhora significativa em suas vidas, como veremos a seguir.
O que leva as pessoas a quererem aprender inglês?
Aprender um novo idioma é mais do que somente falar uma nova língua, envolve a realização de vários desejos pessoais, atrelados a conquistas, praticidade, como outros quesitos.
Dentre eles, podemos elencar alguns como:
- Comunicação eficiente
- Melhoria profissional
- Facilidade em viagens
- Autoconfiança
- Networking Profissional
- Desenvolvimento Pessoal
Comunicação eficiente
O desejo de poder ser capaz de se comunicar de forma fluente em inglês, tanto em situações do cotidiano quanto profissionais é sem dúvida um dos principais motivos que levam uma pessoa a querer aprender inglês.
Melhoria profissional
Melhores oportunidades de emprego ou promoções acabam aparecendo para aqueles que dão valor à importância do inglês e à ambição de melhorar suas perspectivas de carreira.
Facilidade em viagens
Nada melhor do que poder viajar para países de língua inglesa e ter a facilidade de pedir um simples suco para a aeromoça, até compreender as placas e avisos pelas ruas, evitando possíveis situações complicadas.
Autoconfiança
Ao dominar o inglês, naturalmente você se sentirá mais confiante em abordar nativos e resolver situações onde o inglês se faz necessário.
Networking Internacional
A possibilidade de poder ampliar a sua rede de contatos internacionalmente, tanto pessoal quanto profissional, sem dúvidas é algo que só a dominância de outro idioma pode te proporcionar.
Desenvolvimento Pessoal
Todos aqueles que buscam aprender o inglês têm o desejo de se desafiar e alcançar um objetivo pessoal significativo, como aprender um novo idioma.
Importância do inglês: Mercado de trabalho e negócios
Ter fluência em inglês não será somente importante para sua via pessoal, mas também para sua vida profissional.
Aquele diferencial a mais no seu currículo pode ser a chave para uma evolução na sua carreira.
Podemos citar alguns motivos como:
- Comunicação internacional
- Acesso a recursos e informações
- Oportunidades de carreira global
- Negociações e parcerias internacionais
- Competitividade profissional
Comunicação Internacional
O inglês é aceito de forma muito ampla como a língua padrão para a comunicação internacional no mundo dos negócios. Portanto, torna-se mais fácil a interação com clientes e parceiros ao redor do mundo, permitindo uma comunicação mais eficaz e sem barreiras.
Acesso a recursos e informações
A maioria dos documentos, manuais, aulas e pesquisas relevantes vão ser encontrados em inglês, e ter proficiência no idioma amplia de forma significativa o seu acesso a esses materiais valiosos.
Oportunidades de carreira global
Com o inglês fluente, portas estarão abertas para você, uma vez que, empresas sempre estão buscando candidatos que possam trabalhar em contextos internacionais em diversos países e culturas.
Negociações e parcerias internacionais
O inglês é frequentemente utilizado em ambientes de negociações e estabelecimento de parcerias internacionais. Além de facilitar as negociações, ajuda a construir relações mais sólidas e eficazes.
Competitividade profissional
Em muitos setores do mercado de trabalho, ter o inglês no seu currículo pode ser um diferencial competitivo significativo. Empresas estão cada mais mais dando valor a esse tipo de profissional visando a representatividade que o mesmo teria em nome da empresa.
Por fim, fica mais do que claro que dominar o inglês não apenas abre portas para oportunidades profissionais, como também ajuda a construir uma carreira sólida e bem-sucedida em um mundo cada vez mais conectado.
E você? Quando irá começar a estudar e aprender de forma definitiva o inglês?