Viver na Tailândia: Por que vale a pena?

Viver na Tailândia: Por que vale a pena?

Muitos acabam buscando viver na Tailândia pelo simples fato de procurar algo completamente diferente do que estão acostumados.

E isso acaba sendo encontrado no país queridinho do Sudeste Asiático.

Nesse artigo veremos porque a Tailândia é um dos países mais procurados por aqueles que querem uma vida mais tranquila, alavancar o seu conhecimento cultural ou curtir a famosa vida noturna que o país tem a oferecer.

Primeiros passos para se viver na Tailândia

Antes de você desfrutar de todos os benefícios de uma vida na Tailândia, primeiro você deve atentar a certos passos iniciais para o planejamento da sua viagem, tais como:

  • Passaporte e visto
  • Vacinas e saúde
  • Passagem
  • Melhor época para viajar
  • Acomodação
  • Idioma e cultura
  • Transporte local
  • Segurança pessoal
  • Roteiro de viagem

Passaporte e visto

Os dois principais passos que você deve correr atrás, caso deseje viver na Tailândia, são o passaporte e o informações sobre o visto.

A boa notícia é que para nós brasileiros não é necessário o visto para ingressar no país, mas há um limite de permanência de 90 dias.

Além disso, o passaporte deve ter validade de pelo menos seis meses.

Vacinas e saúde

Segundo a agência Phi Phi Brazuca, é necessário a vacina de Febre Amarela e o preenchimento do Thailand Health Pass, no caso se você esteve no Brasil até 14 dias antes da viagem.

Caso contrário, não há necessidade.

Passagem

Em se tratando de passagens aéreas, busque sempre pesquisar pelas melhores companhias e escolha aquele que melhor se adeque ao seu bolso.

Lembrando que é sempre bom você também estar com as passagens de saída dentro do período de permanência permitido.

Melhor época para viajar

Para garantir que você aproveite dias mais ensolarados, o melhor momento para você estar fazendo sua viagem para a Tailândia é entre os meses de novembro a maio.

Uma forma de evitar o período de chuvas e onde as temperaturas e umidade do ar estarão mais agradáveis.

Acomodação

Reserve sempre com antecedência o local em você irá ficar, sendo um hotel, hostel  ou outra forma de hospedagem.

Principalmente, se você estiver conhecendo o país na alta temporada.

Idioma e cultura

Certamente você não irá conseguir uma fluência em tailandês em tempo recorde, porém, busque aprender pelo menos algumas palavras e cumprimentos do dia-dia que serão muito bem vistos pelos locais.

Mesmo não sabendo se comunicar, com muita paciência é possível conseguir estabelecer um contato com os locais. Mas, sem dúvida nenhuma, se você tiver pelo menos o básico da língua inglesa, irá facilitar sua vida, principalmente nos centros comerciais da Tailândia.

Como mencionado em uma de nossas postagens aqui do site sobre a importância do inglês, esse conhecimento poderia ajudar muito em suas viagens.

Transporte local

Com certeza, você já se deparou na internet com vários relatos de golpes realizados por motoristas na Tailândia, principalmente em cima de turistas.

Portanto, a melhor forma de se locomover em território tailandês é, sem dúvida, o uso de aplicativos de transportes.

De acordo com a agência Tailandiando, os melhores apps de transportes, são eles: Grab, Bolt e Indrive.

Segurança pessoal

Uma boa dica é você ter cópias dos seus documentos mais importantes, como passaporte, identidade e passagens. 

Mantenha em um lugar separado dos originais, para que em uma situação complicada, você tenha uma plano B.

De resto, o de praxe, tenho sempre com você, seus documentos e cartões bancários. Além de uma mochila de ataque com seus equipamentos eletrônicos.

Roteiro de viagem

É sempre bom você ter um bom roteiro de viagem para poder conhecer os pontos turísticos de uma cidade e na Tailândia não é diferente.

Antes de sua viagem, já deixe acertado com uma agência de viagens o seu itinerário para você poder aproveitar ao máximo sua estadia na Tailândia.

O que atrai estrangeiros à Tailândia?

Quem pretende viver na Tailândia, com certeza vai ter seus desejos expectativas atendidos, que na maior parte das vezes incluem:

Estilo de vida tropical

Com um clima quente e ensolarado, muitas pessoas optam em se mudar para a Tailândia e curtir um ambiente tropical.

Custo de vida mais acessível

Em comparação com os países ocidentais, o custo de vida na Tailândia é significativamente mais baixo, e se você optar por viver em zonas mais distantes dos centros comerciais, esse custo tende a baixar muito mais.

Culturas e tradições ricas

Para aqueles que gostam de se aprofundar nas demais culturas, o país asiático tem de sobra com seus templos budistas, belos festivais, gastronomia única e um modo de viver de paz e tranquilidade.

Experiências de viagens

Devido a sua excelente localização no Sudeste Asiático, a Tailândia facilita aos viajantes explorar seus países vizinhos como Vietnã, Laos, Camboja e Mianmar.

Gastronomia

A culinária tailandesa se caracteriza pela combinação de especiarias que proporcionam uma mistura incrível de sabores e aromas.

Uma boa dica é o pad thai, principal prato tailandês: macarrão de arroz frito, com uma delicioso molho thai, leva tofu, moyashi, ovos e pode acompanhar uma proteína, como frango ou porco.

Belezas naturais

Conhecida por sua beleza natural diversificada, a Tailândia vai de belíssimas praias paradisíacas com areias brancas até exuberantes montanhas e parques naturais.

Viver na Tailândia: Cultura e Espiritualidade

Caso tenha a oportunidade, não deixe de conhecer os retiros espirituais, uma ótima maneira de se buscar seu bem-estar emocional e espiritual.

Bem como, participar de aulas de ioga e meditação, além de alcançar o ápice do relaxamento com as famosas massagens terapêuticas.

Vida noturna na Tailândia

Nem só de templos budistas e parques nacionais vivem os turistas que buscam viver na Tailândia.

Com uma noite noturna agitada e mundialmente conhecida, o país asiático é bastante dinâmico com festas para todos os gostos e praticamente todos os dias do ano.

Duas festas se destacam como opções de diversão: Full Moon Party e Festival Songkran.

Full Moon Party (Festa da Lua Cheia)

Realizada na praia de Haad Rin, em Koh Phangan, a festa junta os participantes na praia com vários bares ao redor, música alta e curtição.

Acontece também shows pirotécnicos realizados por tailandeses e pequenas barracas vendendo tinta neon facial, bem tradicionais.

Há uma variedade de bebidas alcoólicas, mas o que faz mais sucesso na festa são os baldinhos plásticos cheios de alguma bebida à escolha do participante da festa.

Festival Songkran (Festival das Águas)

Songkran ou Ano Novo da Tailândia, também é conhecido como Festival das Águas, pois tal comemoração está relacionada à limpeza.

São três dias de festival, onde as pessoas se divertem molhando uma aos outros com baldes, pistolas de água e mangueiras. O que é maravilhoso, devido ao calor do mês de abril que é comemorado o festival.

Os adeptos ao budismo também visitam os templos para banhar a estátua de Buda e nesse período as pessoas se vestem de roupas coloridas.

Conclusão

Sem dúvida, fazer um planejamento de ida à Tailândia será uma das melhores coisas que você fará, uma ótima oportunidade de crescimento pessoal.

Podendo encontrar atividades e se aventurar das mais variadas formas para todos os gostos.

Não perca mais tempo, agende hoje mesmo sua viagem e desfrute de tudo que a Tailândia tem a oferecer.